quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Entrevistando: ISABELLA BRANQUINHO


Isabella Branquinho
Autora do livro Quando a morte se aproxima

Nascida na cidade de Franca (SP), onde vive até hoje.
Sempre se destacou na família pelo gosto de ler e estudar, o que mais tarde colaborou para que começasse as escritas.
Primeiramente, escreveu  pequenos contos para jovens garotas fãs de Twilight e de Supernatural, as famosas "webs". Quando reuniu várias fãs, percebeu que era a hora de investir no que mais gostava de fazer: passar para o papel todas aquelas ideias que rondavam a sua cabeça. Atualmente, tem três livros escritos, sendo um o primeiro de uma trilogia.
Estudante de direito, vê seu tempo dividido entre as responsabilidades. Mas escrever, ah!, esse sempre será seu refúgio.


ENTREVISTA:

1. Como foi o seu início na literatura? Quais as dificuldades e apoios que você obteve para que sua primeira obra viesse a ser publicada oficialmente? 

Costumo dizer que o marco inicial foi um concurso literário em que fiquei em primeiro lugar aos 8 anos. O tema era "10 passos para um mundo melhor" e eu reuni desenhos com textos. A partir daí fiquei encantada por escrever! Já era uma leitora assídua desde pequena, com os incentivos dos meus pais, mas a escrita começou ali.
Para publicar o Quando a morte se aproxima passei por poucas e boas, como todos os escritores desse país. O incentivo é quase nulo, as editoras são grandes tubarões e nós somos só grãozinhos de areia na praia. Tive que passar pelo sofrimento de meu "original ser aprovado para publicação" mediante pago de 15 mil reais - quem tem 15 mil reais assim??? - para decidir que iria publicar independentemente. Nisso meus pais me apoiaram, financeiramente e emocionalmente, até que meu primeiro livro nasceu!

2. Como surgiu a idéia inicial para a criação de "Quando a morte se aproxima"? 

O Quando a morte se aproxima era uma fanfic "Tayella" que escrevi aos meus 13 anos. Essa idade foi a que eu mais me dediquei aos escritores e produzi umas 982348927 Fanfics, de Supernatural, de Crepúsculo e as "Tayellas" - que são histórias com os ATORES do filme Crepúsculo, sem ligação com a saga em si. "Tayella" porque o ship era Taylor Lautner e... isso mesmo, eu, Isabella Branquinho hahahaha bons tempos! Enfim, nunca tive uma causa para escrever essas fanfics, só vinham à cabeça e eu escrevia. De uma delas saiu o Quando a morte se aproxima!

3. Existe algo que inspira você a escrever e criar histórias tão bem pensadas ? 

Não. Inspiração propriamente dita, não. Mas digo que há alguma coisa nesse universo que nos inspira sem nós sabermos, porque a maioria das minhas ideias vieram de sonhos! Como são coisas que me marcam eu logo boto no papel.

4. Qual a sensação de escrever uma história que possui uma carga de emoções muito elevada? A história com certeza a emocionou, por que os feedbacks dos leitores, são de choro, kk.

A sensação é maravilhosa! Acho que sou um pouco sádica, porque simplesmente AMO que a história cause choro em todo mundo hahaha Oras, meus personagens têm vida por eles mesmos, inclusive EU choro toda vez que leio. Então é lindo saber que eles causam isso nas pessoas.

5. Além dos livros que você já tem publicado, quais os seus novos projetos? O que podemos esperar de Isabella Branquinho em 2016?

Bem, tenho vários projetos, inclusive de gêneros que nunca me aventurei até então. Comecei com romance/drama, passei para ficção (Trilogia O Estranho) e quero seguir com distopia, ficção científica e terror fantástico. Mas, para 2016, vou lançar "A PROJEÇÃO", segundo livro da Trilogia O Estranho. Se não lanço no ano que vem os leitores me matam! Sério! Hahahaha

6. ALGUMAS editoras renomadas estão apostando em obras nacionais com mais força, em comparação há três, quatro anos atrás. O que você tem a nos falar sobre isso? Você acha que os leiteiros brasileiros estão começando a valorizar a literatura nacional com mais intensidade ou as editoras perceberam que os gastos são menores ao publicar um nacional?

Creio que as duas coisas. Os gastos são realmente menores, visto que o autor tem que bancar uma parte (bem grande!) da publicação. Por outro lado, as editoras estão começando a perceber que escritores nacionais têm uma capacidade muito grande de escrita, tanto na qualidade da escrita quanto na qualidade das histórias. Parece um ótimo custo-benefício, não?
Mas, apesar dos leitores estarem começando a aceitar a literatura nacional, o preconceito ainda é enorme! Ainda mais nas pequenas cidades. Aqui em Franca (SP) meus livros estão em todas as livrarias da cidade e ouço relatos dos vendedores que as pessoas chegam, se interessam pela história, e quando veem que é um escritor de Franca já se desinteressam! Temos muito o que evoluir ainda...

7. Quais os seus autores favoritos?

Sou totalmente diversificada, mas são: George Orwell, Xinran, Cassanda Clare e Stephenie Meyer.
(Tenho a impressão que estou esquecendo alguém hahaha)

8. Qual o seu maior sonho e sua maior gratidão?

Meu maior sonho é viver dos meus livros. Não tenho grandes pretensões, não quero ser rica, mas quero poder viver escrevendo, tipo para sempre! Não vejo outra definição para felicidade.
Minha maior gratidão é ter os pais que tenho. Nunca ouvi deles um "mas escrever não dá futuro" e sei que nunca vou ouvir, porque eles têm orgulho de mim, das minhas histórias, e entendem minha necessidade de criar.

9. Qual dica ou conselho você deixa para quem deseja iniciar uma carreira como escritor?

Aconselho a verem meus vídeos no Youtube para escritores! hahaha Brincadeira, mas é tanta dica para dar que eu ficaria horas escrevendo aqui para vocês. Mas o principal é acreditar em vocês, apesar das adversidades, e buscar sempre MELHORAR. A gente tem muito o que melhorar ainda, a evolução é constante, então não fiquem vaidosos achando que escrevem "pra caramba" e que são os melhores do mundo etc. Vaidade não leva ninguém a lugar nenhum. E mesmo vocês sendo MESMO muito bons isso não significa que as editoras vão querer publicá-los. O melhor, então, é sempre melhorar e acreditar em vocês.

Deixo esse último espaço para você nos deixar qualquer recado. A palavra é toda sua, Isabella.

Bom, leitores, espero que vocês se sintam à vontade para me procurar caso queiram bater um papo, conversar sobre publicação ou editoras, me matar por conta dos meus livros, enfim... hahaha Estou em todas as redes sociais e adoro papo literário! Quero agradecer a parceria com o Patrick do Corujando nos Livros e dizer que você é um parceiro ímpar, trust me! E quero agradecer vocês que se interessam pela literatura nacional. Vocês são o futuro!

Isabella, você é uma escritora de mão cheia, mega talentosa e simpaticíssima. Estou muito contente com essa parceria. A leitura de "Quando a morte se aproxima" me trouxe boas esperanças e um ar renovado de como aproveitas a vida. Muito obrigado por tudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo