quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Entrevistando: ELLEN ARAÚJO


Ellen Araújo
Autora do livro: Palavras Entrelaçadas

Uma menina aprendendo os ofícios da escrita, apaixonada por livros e pela vida. Esse é um dos modos de descrever a goiana metade baiana de 15 anos, Ellen Araújo, estudante, blogueira e escritora. Nascida em Campos Belos, Goiás, no dia 27 de agosto de 1999, viveu seus primeiros catorze anos por lá, juntos aos pais, o irmão, dois cães e uma cadelinha. 
Se mudou para Barreiras, Bahia quando os sonhos de crescer na vida falaram mais alto e atualmente mora com os padrinhos. O livro de contos e crônicas, intitulado como Palavras Entrelaçadas, é sua primeira conquista no mundo literário e a prova que nenhum sonho é impossível se você acredita e investe nele com fé e esperança.

ENTREVISTA:
1. Como foi o seu início na literatura? Quais as dificuldades e apoios que você obteve para que sua primeira obra viesse a ser publicada oficialmente?

Comecei a escrever depois que me apaixonei pela leitura. Tinha doze anos na época. Sentia apenas a vontade de escrever. O sonho de publicar veio um pouquinho mais tarde.
A maior dificuldade para publicar o livro “Palavras Entrelaçadas” foi achar um meio de publicação. Os custos para publicar-se em uma editora são muito altos. Meu livro foi aceito em uma editora, mas não pude continuar por conta do alto preço. Então, descobri o Clube de Autores, uma plataforma online onde qualquer um pode publicar um livro gratuitamente.

2. Como surgiu a ideia inicial para a criação de "Palavras Entrelaçadas"? 

Bom, a ideia do livro surgiu durante minhas férias do fim do ano passado. Eu teria três meses de tempo livre. E enquanto navegava pela internet, conheci escritoras brasileiras que escrevem contos e crônicas. Então resolvi tentar e percebi ali, que para escrever, é necessário haver uma doação por parte do escritor. É preciso saber deixar-se conduzir pelas palavras e deixar que suas emoções as entrelacem.

3. Qual o seu poema ou trecho favorito do livro Palavras Entrelaçadas?

Meu trecho favorito do livro Palavras Entrelaçadas é “As palavras chegam até mim a qualquer hora, mas não sem antes receber um empurrãozinho da Senhorita Inspiração. O que não faço mais é simplesmente costurá-las umas nas outras, usando linha e agulha. Deixo elas se ligarem para estar onde devem estar. Palavras entrelaçadas ficam muito melhores do que quando são costuradas à força.”.

4. É nítido o seu talento para a escrita, sendo assim, virá mais obras suas?

Com toda certeza! Tenho muita vontade de publicar um romance e isso acontecerá em breve, se Deus quiser! Também quero criar outras obras no estilo do livro Palavras Entrelaçadas. Me aguardem! (Risos).

5. Existe algo ou algum lugar que inspire você a escrever?

A inspiração chega pra mim a qualquer hora e em qualquer lugar. Não existem lugares certos e nem momentos específicos pra isso. Não há nada que eu faça que force ideias a surgirem pra mim. A escrita, no meu caso, é uma projeção do que estou sentindo. Tenho que sentir, vivenciar, para poder escrever. Observar as pessoas e as histórias delas também já me renderam textos!

6. ALGUMAS editoras finalmente estão deixando um pouco de lado os escritores internacionais e se voltando para os nacionais. O que você tem a falar sobre isso? Você acha que os leiteiros brasileiros estão valorizando mais a literatura nacional?

Sim! Os autores nacionais estão ganhando mais espaço. Novos escritores têm se destacado no Brasil e fico muito feliz. Mais pessoas estão se interessando por nossos escritores e isso é muito legal!

7. Quais os seus autores favoritos?

Não tenho autores favoritos. Me apaixono mesmo é pelos livros em si. Mas gosto muito de ler escritores que têm uma forma leve e divertida de escrever.

8. Qual o seu maior sonho e gratidão?

Obs.: Não respondi esta pergunta porque não tenho um grande sonho. Tenho vários e eles mudam com o tempo. Não achei uma resposta precisa o suficiente.

9. Quão significa o poder das palavras para você?

As palavras têm um poder incrível de influenciar e emocionar pessoas. As palavras fizeram de mim uma pessoa diferente a partir do momento em que aprendi a apreciá-las. Elas me fazem viajar sem sair do lugar. Palavras são muito poderosas, o que implica grande poder a quem as entrelaça, o escritor.

10. Qual dica ou conselho você deixa para quem deseja iniciar uma carreira como escritor?

Eu diria para não se desanimar quando algo der errado. Tem que continuar tentando e se não der certo de um jeito, vá tentando de outras formas até conseguir. Nenhum sonho é impossível se você investe nele com fé e esperança.
Muito obrigada por tudo! 

Ellen, sua fofa, eu que agradeço por todo carinho e atenção. Desejo muito sucesso em sua carreira como escritora. Abraços.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo