sábado, 12 de dezembro de 2015

Entrevistando blogueiros: BLOG GAROTA PAI D'ÉGUA

Belém - PA
Significado da expressão Pai D'égua: 
1. Expressão usada no Pará num sentido de qualidade positiva: legal; 
2.Bom, ótimo, batuta.


ENTREVISTA:

1. Como surgiu a ideia para a criação do blog Garota Pai D'égua? Quais as motivações, apoios e dificuldades que viveram no início dessa jornada?

Quem criou o blog foi a Bianne, e acredito que o blog surgiu como uma das inquietações dela, porque ela sempre gostou muito de ler, e nós sabemos que a leitura é uma diversão solitária as vezes. Acredito que se tivesse que descrever o que motivou a criação do blog, deve ser aquela ´´cuira`` que dá na gente após cada termino de livro que amamos, de contar para Deus e o mundo o quanto ele é bom, e ter amigos por perto que já tenham lido, e ficar horas conversando sobre aquele livro e criar inúmeros finais alternativos, ou o quanto você odiou aquele personagem, e caiu de amores pelo outro...enfim compartilhar!

Bom, pelo que me lembro no inicio criar um blog foi uma tarefa de muito amor aos livros mesmo, e posteriormente a Bianne, que não fica quieta nunca, foi ganhando espaço e força fazendo o que ela mais gostava, e foi descobrindo aos poucos o mundo das parcerias com as editoras. E os amados bookaholics foram conhecendo e conhecendo o blog, e ...kkkk...estamos aí com 5 anos no ar!


2. Além do amor por livros, divulgações, e quaisquer outras realidades e funções de um blogueiro. Quais os propósitos triviais do blog Garota Pai D'égua?


Acho isso até engraçado, porque tem gente que acha que só resenhamos por obrigação e porque a editora manda um monte de coisas legais, e eles mandam mesmo...kkk...mas, nossa maior motivação sempre será o amor aos livros, e que esse amor nos ajude cada vez mais a fazer com que cada livro vá ganhando um espacinho no coração de cada leitor, e mostrar ao mundo que ler é extremamente prazeroso. Isso foi uma das coisas que aprendi e percebi muito convivendo com minhas amadas amigas de blog, Bianne e Fernanda, assim como convivendo diretamente com todos os amigos de eventos e clubes do livro.

3. Garota Pai D'égua é um blog reconhecido e referência em Belém por transmitir conteúdos de qualidade e realizar eventos literários com uma comunicação e linguagem limpa e honesta. Embora, toda essa Utopia que foi descrita (kk), alguma vez vocês pensaram em finalizar o blog e cada uma seguir com suas tarefas individuais?

Olha, nunca me passou pela cabeça desistir do blog, ele não foi criado por mim, e sim pela Biah (vulgo: chefa mor) mas, acabei me apaixonando novamente pelas letras. Quando passei no vestibular eu estava muito apaixonada pelo Serviço Social, e posso dizer sem dó, que o blog fez eu me apaixonar novamente a cada nova descoberta de livros, e acada nova resenha. A Bianne, é a mais apaixonada de nós 3, e com nossas paixões individuais nós mantemos o blog cheio de resenhas amadas. Com 3 anos de blog a Bianne, conheceu a Fernanda e a min, e nos convidou para participar dessa parte dela. Então desde então estamos juntas e sem deixar o blog cair!

4. Assuntos que muitos blogueiros e vlogueiros discutem: Eu posso ou não posso falar mal de livros de parceria? Qual a visão de vocês em relação a este assunto?

Bem, somos bem livres para expressar nossa opinião sobre diversas leituras. Mas, preferimos manter em mente que não existe um livro ruim, aprendemos a compreender que o nosso gosto literário não combinou com o livro, não tem como um livro agradar a todo mundo, nem os clássicos fazem isso. Uma vez durante uma visita a sede da paralela em São Paulo, conversando com outros blogueiros e editores, aprendi que é complicado você chegar no blogue e dizer que um livro é um lixo, por exemplo, e que ele deve ser banido do mundo das letras, por que o fato de você não ter gostado não quer dizer que outra pessoa não pode gostar. Todos somos leitores bem diferentes. Então, se não gostamos de um livro, podemos dizer que não gostamos, sem ridicularizar o trabalho de todas as equipes que trabalharam no livro, e do autor, afinal foi o sonho dele que foi impresso para outras pessoas.

5. Receber livros de editoras ou até mesmo, de "autores-direto" é uma responsabilidade grandiosa. O comprometimento em resenhar as obras te custam tempo e tempo é algo muito precioso. Um livro físico fornecido paga o tempo de leitura, elaboração de resenha, edição e publicação no Blog? Na opinião de vocês, até que ponto vale aliançar uma parceria?

Parceiras são uma delicia, e por isso mesmo as vezes podemos acabar nos empolgando um polco demais. kkkkk...no ano passado acabei pegando mais livros do que cheguei a resenhar com as editoras, até porque quando você diz que não vai mais pegar e bang a editora lança um livro que você se interessa...ai já viu...mas com o decorrer do tempo você vai ficando menos compulsiva .....kkkkk...brincadeirinha...com o tempo vamos aprendendo a administrar melhor nosso tempo entre eventos, planejamento, feiras como a bienal e a flipa, clubs e mais eventos, resenhas posts novos e enfim... Fazer alianças com editoras tem ajudado bastante a colocar Belém no mapa de eventos de tanto que nos mobilizamos para trazer alguns para a nossa cidade, então nesse ponto elas são ótimas, no ponto de vista de receber livros, as editoras te deixam super a vontade de escolher os livros, então temos que ter o bom senso e nos organizar para conseguir fazer tudo.

6. ALGUMAS editoras renomadas estão apostando em obras nacionais com mais força, em comparação há três, quatro anos atrás. O que vocês tem a falar sobre isso? Você acham que os leiteiros brasileiros estão começando a valorizar a literatura nacional com mais intensidade ou as editoras perceberam que os gastos são menores?

Acho que é de opinião das 3 blogueiras quando digo: E que venham mais livros nacionais, já queremos!!!! Agora exaltações a parte, simmmmm...temos escritores nacionais fantásticos e temos que valorizá-los ainda mais, temos que ajudar as editoras a vencer a barreira do preconceito que algumas pessoas tem com as obras nacionais. E Não, não dá menos trabalho, o trabalho que o livro dá até chegar a prateleira das livrarias e chegar na nossa casa, continua o mesmo, e o legal de curtir autores nacionais, é que você sempre pode encontrar com eles nas redes sociais e falar a real do que achou do livro, co a certeza que ele vai ler e comentar. Um vez li um livro muito bom de um autor chamado Pedro Camargo, e postei sem pretensões, no outro dia, o próprio tinha lido e comentado o post no blog. Amei aquele dia!!!

7. Visualizemos muitos vlogueiros lançando livros no mercado literário, e isso tornou-se um falatório benéfico e maléfico nas mídias, o que vocês acham a respeito? E vocês como blogueiras, lançariam um livro e, se lançariam, quais seriam os gêneros?

kkkkkk...olha...videos nos ate fazemos, muito amadores por sinal, tipo nossas aventuras no Rio de Janeiro caçando a Fernanda no Leblon...kkkk...nunca parei para conversar com as meninas sobre sair do virtual para as prateleiras das livrarias, minha mãe e tia sempre me cobram que eu já tinha que ter escrito um best seller...kkkkkkkkkkkkkkk...morro de rir, mas ainda não pensei nessa hipótese. Sobre os amadinhos que são blogueiros e se tornam vlogueiros escritores, eles ajudam e muito a abrir um novo olhar e caminho para muitos colegas blog/vlogueiros que de tanto escrever, suspeito que tenham suas historinhas guardadas em alguma gaveta por aí... só esperando a oportunidade de ganhar o mundo. Se fossemos escrever um livro a Bianne com toda a certeza escreveria um livro tipo Gone do Michael Grant, a Fernanda escreveria um mega Chick Lit no estilo da Cecelia Ahern, e eu acho que inventaria um romance épico londrino com vampiros...kkkkkk...misturando Julia Quinn e Anne Rice ou Jeaniene Frost.

8. Costumo dizer que livros pessimamente elaborados e escritos são ladrões monstruosos do nosso valioso tempo. Baseado neste meu pensamento, gostaria de saber se vocês abandonam uma leitura "ruinzinha" pela metade ou jamais abandonam uma leitura?

A Bianne abandona que eu sei, a Fernanda deixa de stand by e depois de um tempo volta a ler, particularmente tenho o habito de não desistir do livro por mais que me dê uma vontade louca de arremessar ele bem longe...kkkk brincadeirinha!! Estou com 28 anos, e acho que só desisti de dois livros até hoje. E acho que não existe livrinho ruim, é que para nos gostarmos de um livro tem que rolar ´´um crush´´ também, e as vezes o leitor e o livro não são compatíveis...kkkk...só acho!

9. Um bom trabalho, um dia será reconhecido e esse é o caso de vocês. Com toda essa estabilidade e sucesso do blog, até onde pretendem chegar?


Queremos definitivamente colocar Belém e o nosso blogue no mapa, temos planos audaciosos par ao ano que vem, nos aguardem! E acho que falo por todas quando digo que preferimos deixar a mente aberta para e ver no que vai dar!

10. Qual dica ou conselho vocês deixam para uma pessoa que deseja iniciar um blog literário?

Acho que uma dica legal é: Faça o que te faz feliz, e não esquenta a cabeça com as pessoas que te criticarem, e também não perca de vista o que você quer, escrever um blog sobre nossos amados livros, não fique neurado se você vai ter seguidores ou não, ou quantos likes o insta do blog tem...enfim...mantenha em mente que você faz aquilo por você e não pelos outros.

***
Deixo este último espaço para vocês. Podem dar qualquer recado, a palavra é toda de vocês.

Acho que o importante de tudo isso é fazer o que te faz feliz, porque o que você faz com amor e gosto pela coisa você faz muito bem!!!!! Então mais uma vez obrigada pela oportunidade de representar o blog e contar um pouco da nossa historinha. E como tenho o habito de colocar nas minhas resenhas...beijos da gorda e até a próxima! ;-)


Eu que agradeço pela atenção, vocês são talentosíssimas e tenho certeza no sucesso grandioso do blog. 
Beijos do corujíssimo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo