segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Resenha: A TORRE NEGRA - C. S. Lewis

Título: A torre negra
Autor: C. S. Lewis
Número de páginas: 238
Ano: 2016
Editora: Planeta
Sinopse: Continuação memorável das fantasias de C. S. Lewis, estas seis histórias revelam mais uma vez o poder e a visão deste importante contador de histórias, um dos nomes centrais da literatura de fantasia universal. A Torre Negra é um esboço de um quarto volume que daria continuidade à aclamada série de ficção científica de Lewis conhecida como Trilogia cósmica. Uma história cativante que continua as aventuras de personagens como Dr. Elwin Ransom e MacPhee. Na trama, cinco homens se reúnem no escritório de Orfeu, na Universidade de Cambridge, para testemunhar a violação do espaço-tempo por meio do cronoscópio,
um telescópio que não olha apenas para um outro mundo, mas para outras dimensões. Ao longo das narrativas, seus personagens travam debates brilhantes sobre a matéria, no tempo e no espaço. Para os fãs de Crônicas de Nárnia e da Trilogia cósmica, este é um livro imprescindível.

Como uma suposta continuação da Trilogia Cósmica, de C. S. Lewis, A Torre Negra vai nos instigar à ativarmos o botão do senso crítico e reflexivo para analisarmos a viagem proposta pela mente do autor, onde teorias e questionamentos sobre viagens no tempo e possibilidades de outras dimensões são os pontos fincados pelo mesmo. 

A história se passa na Universidade de Cambridge, onde Lewis - sim, ele também é um personagem -, Orfeu, Scudamour, MacPhee e Ransom, dialogam a respeito do cronoscópio, um inusitado instrumento capaz de visualizar um tempo remoto ou uma outra dimensão.
"Se isso tudo for possível, deve ser algo como olharmos para outro tempo, enquanto permanecemos aqui, olharmos para as estrelas através de telescópios, enquanto permanecemos aqui na Terra. O que se quer, de fato, não é um tipo de máquina voadora do tempo, mas algo que faça para o tempo o que o telescópio faz ao espaço. 
- Um cronoscópio, na verdade - sugeriu Ransom.
- Exatamente!..." (Página 23)
Por meio do cronoscópio, os observadores começam a visualizar a torre negra. Uma torre antiga, escura e, completamente, remota do tempo em que eles viviam. Ao notarem certas semelhanças entre os tempos/ambientes, eles decidem enviar um deles para a outra dimensão. 
O livro é uma mescla da ficção científica e fantástica, onde o autor trilha uma linha de raciocínio muito singela a respeito da vida. O livro reúne seis histórias: A torre negra, O homem que nasceu cego, As terras fajutas, Anjos ministradores, As formas das coisas desconhecidas e Depois de dez anos. 
Conheci Lewis através de As crônicas de Nárnia e acredito que esperava algo na mesma pegada, mesmo tendo ciência da sinopse, todavia não me conquistou muito. Certas vezes tornou-se uma leitura arrastada e cansativa, precisei abrir a mente para compreender os detalhes.
Os diálogos sobre as "loucas" possibilidades e teorias de tempo, espaço são, demasiadamente, enraizados no incerto. 
Contudo, o trabalho da Editora Planeta está extraordinário. A capa é deslumbrante. A diagramação é confortável. As notas teóricas são imprescindíveis. Parabéns. 
Ressalto, não mergulhem neste livro com expectativas de uma leitura semelhante à Nárnia. Lewis viaja num rota completamente diferente.
Quer ler A torre negra?
Super fácil! Basta clicar no link abaixo e ele o conduzirá para a página de compra do livro, no site da Saraiva 19,70, atualmente. 

Página da editora no Facebook:

Um comentário:

  1. Cara, não sabia que havia esta obra relacionada à trilogia Cósmica de C. S. Lewis.

    ResponderExcluir

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo