Título: Os clã dos quatro guerreiros
Autora: Diego Martins Ribeiro
Número de páginas: 392
Ano: 2014
Editora: Novo Século / Talentos da Literatura BrasileiraSinopse: Quatro jovens com aparentemente muito pouco em comum seguem em um antigo carro vermelho-sangue por uma estrada deserta. Nada indica que qualquer tipo de perigo possa estar em seu caminho naquela pacata noite. No entanto, após se depararem com uma esfera de luz e sofrerem um estranho acidente, Gabriel, Henrique, Débora e Beatriz acordam em um lugar desconhecido, onde tudo parece possível. Em meio a personagens e paisagens surreais, como o monte de rochas flutuantes e a perigosa fera da Gruta Sombria, eles encontram pistas de como podem voltar para casa, e se assombram com as coincidências que envolvem sua chegada a Enoua, como se essa já fosse esperada por alguém misterioso. Em uma incrível jornada que os fará conhecer mais sobre si próprios e aqueles que sempre estiveram a sua volta, eles irão descobrir que Enoua não é simplesmente um mundo distante, e que é preciso muito mais do que armas raras, amuletos cheios de segredos e armaduras indestrutíveis para se tornar um verdadeiro Guerreiro.
O clã dos quatro guerreiros, primeiro livro da série Enoua, nos apresenta uma aventura eletrizante e misteriosa, dentro dos subgêneros: fantasia e ficção científica.
Iniciamos essa leitura conhecendo Gabriel, Débora e os irmãos Beatriz e Henrique, quatro jovens que se conheciam desde o colégio, porém conforme o decorrer da vida, perderam os vínculos. Esses quatro personagens passavam por algumas dificuldades dentro de seus lares, uns com os pais e outros consigo mesmo, dando espaço para a atuação do descontentamento, de alguma forma.
Por uma necessidade, Gabriel acaba por dar uma carona para seu vizinho e antigo amigo, Henrique, onde Beatriz com Débora, também, resolvem fazer companhia aos garotos. Os quatro seguem estrada, quando, repentinamente, uma intensa e misteriosa luz lilás vai ao encontro deles, causando um grave acidente.
Após esse acontecimento, os jovem acabam acordando num mundo completamente diferente, este denominado Enoua. Gabriel, Débora, Beatriz e Henrique se sentem confusos e assombrados, pois minutos antes eles estavam capotando na estrada da cidade pacata e pouco desenvolvida onde viviam. Diferente de Nárnia, onde os quatro jovens sabiam que eles conseguiram chegar àquele mundo paralelo através do armário.
"Estavam cansados, com seus corpos doloridos e suas mentes confusas, mas precisavam seguir em frente, mesmo sem fazer ideia de onde chegariam." (Página 74)
Em Enoua tudo é surpreendente, incomum e mágico. E acima de tudo, várias situações inusitadas vão os cercando, como se tudo estivesse cooperando para instruí-los ou beneficiá-los.
"É como se estivéssemos seguindo um roteiro traçado, entende? Como se estivesse escrito que essas coisas tinham que acontecer com a gente Os quatro espíritos no Palácio, as quatro marcas das mãos nas portas do Castelo D'Alleine... São coincidências demais!" (Página 196)
"É como se estivéssemos seguindo um roteiro traçado, entende? Como se estivesse escrito que essas coisas tinham que acontecer com a gente Os quatro espíritos no Palácio, as quatro marcas das mãos nas portas do Castelo D'Alleine... São coincidências demais!" (Página 196)
A aventura que o autor criou é demasiadamente convidativa e gostosa de se acompanhar, esta que gira em torno de buscas de respostas de como foram parar ali e de acharem um meio de retornarem pra casa. Vamos percebendo, com nitidez, a evolução dos personagens. Outrora eram jovens que queriam provar suas capacidades, jovens que viviam suas crises existenciais, sem expectativas e tudo mais, agora eram possuidores de grandes virtudes e poderes surpreendentes, na verdade, se tornaram, subitamente, um clã de guerreiros.
A história é narrada em terceira pessoa e adentramos na área emocional dos quatro personagens, tendo um raciocínio mais amplo dos acontecimentos inesperados e exóticos. Incrível.
Enoua é exótica e muito bem construída. Os vilões tiveram pouca atuação, mas suas aparições foram significativas para o enredo. Acredito que este primeiro livro foi para apresentar esse mundo, entender como as coisas funcionam e para amadurecer os nossos protagonistas, pois no desfecho desse livro, percebemos que a maldade arquiteta algo.
Esse livro me fez reforçar algumas lições: Reaprendi que nunca é tarde para reconhecermos os nossos erros e vivermos em unidade. Dar valor naquilo que temos, independentemente de seus valores e circunstâncias. Reaprendi que precisamos nos desarmar do nosso egocentrismo, prepotência e repugnante arrogância para cedermos ao bem estar de fazer as pessoas felizes, consequentemente nos tornando boas pessoas. Além desse conselho de Beatriz:
"Viva mais e analise menos. De que adianta viver tanto tempo e descobrir tantas coisas, se não consegue entender a importância das coisas simples?" (Página 383)
Fechando a minha análise, a história é fascinante, afirmo que é de extrema criatividade! Essa edição física do livro é extraordinária: a capa deslumbrante, a diagramação demasiadamente confortável... Trabalho de alta qualidade. Vale muito a pena lê-lo e tê-lo na estante.
Quer ler O clã dos quatro guerreiros?
Super fácil! Basta clicar no link abaixo e ele o conduzirá para a página de compra do livro, no site da livraria Saraiva por 39,90, atualmente. Imperdível!
Página do livro no Facebook:
Muito bem apresentada a tua resenha Patrick! Adorei as figuras do livro, e pelo que li o livro é fascinante. Parabéns. Forte abraço!
ResponderExcluirConcordo! Adorei a resenha <3
ExcluirSó um adendo, Luciano: o livro não possui ilustrações. Essas são ilustrações apenas para divulgação.
Forte abraço!
Obrigado, Luciano.
ResponderExcluirGostei muito da resenha Patrick e não conhecia este livro. Amo Literatura Fantástica e já estou curiosa, pois você disse que em Enoua tudo é surpreendente e mágico :)
ResponderExcluirLouca para ler!
Abraços,
Juliana.
www.fabulonica.com
Vale a pena, Juliana. Obrigado pela visita.
ExcluirFala meu amigo Patrick, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei tua resenha cara, tão excelente quanto o livro parecer ser. Quero dar os parabéns ao autor também, pois adoro livros com essa temática, repleto de aventuras e descobertas e com personagens tão fortes e marcantes.
Além de tudo, ainda passa um aprendizado muito importante para o leitor. Perfeito.
Valeu!
Léo Otaciano
Marcas Literárias
http://leootaciano.blogspot.com.br
Confere lá a última resenha especial:
http://goo.gl/uXycet
Obrigado, amigo. Também gosto bastante de livros com essa temática.
Excluir