Título: Evolução Decrescente
Autor: Arisson Tavares
Número de páginas: 132
Ano: 2014
Editora: ChiadoSinopse: Um grande passo para o homem e um passo maior ainda para a humanidade, mas será que ligamos o GPS antes de iniciar a evolução da espécie?
Com temas cotidianos recheados de humor, o escritor e jornalista Arisson Tavares volta às suas origens em seu livro de estreia, apresentando em suas crônicas muita comédia, ironia e crítica. Pequenas histórias que nos convidam para ver o mundo de um ângulo diferente. Afinal, subimos mais um degrau na escada da evolução, porém, depois rolamos a escada.
Evolução decrescente é um livro de crônicas, onde aborda temas do cotidiano com bastante inteligência, ousadia e bem humor.
O autor possui uma genialidade fervorosa, utilizando do seu elemento mais ácido, porém no limite de sua medida, a insanidade. A construção das crônicas são tão prazerosas como uma torta de limão, onde a crítica simboliza a acidez do limão e o humor, o leite condensado, resultando em algo digerível e gostoso.
"Um olhar insano consegue ver microinjustiças imperceptíveis e, em contato com a língua insana, abre o verbo. Não censura as palavras, diz o que é preciso ser dito, sem ter um pingo de vergonha de executar tal façanha." (Página 11)
Como por exemplo, a crônica Deus me perdoe, onde retrata a condição de um personagem ao ir à igreja e os comportamentos ignorantes de alguns religiosos contra ele, que se opôs ao barulho gerado pelos mesmos.
"Afaste-se de mim, satanás! Nem só de pão e mulheres gostosas vive o homem!" (Página 29)
E sobre a crônica que titulou o livro, que nada mais é do que uma teoria que o autor criou sobre o começo da humanidade, acredito ser um texto que reativa os botões do questionamento em nossas mentes, nos fazendo refletir sobre várias formatações ou imposições que sofremos durante o processo de evolução; além de trazer uma proposta de desconstrução de muitas ideologias.
"Concordo que o desenvolvimento tecnológico é lucrativo para todos, mas, se precisamos agredir a natureza, não parece valer a pena. É como dar um passo e voltar dois. Como subir um degrau e rolar a escada." (Página 126)
A editora Chiado arrebentando na diagramação, como sempre. Tudo muito confortável aos olhos. Parabéns aos profissionais envolvidos.
Por fim, achei a leitura bastante agradável. Não é nada ofensivo, embora tenha alguns assuntos bem polêmicos de se externar, mas é tudo na medida certa.
Recomendo para os leitores que admiram textos críticos, seguidos de inteligência.
Quer ler Evolução Decrescente?
Super fácil! Basta clicar no link abaixo e ele o conduzirá para a página de compra do livro, no site da Chiado editora.
Página do livro no Facebook:
facebook.com/Evolucao-decrescente
Nossa! Livro de crônicas é tudo de bom. Eu adoro ler livros com essa temática, onde se aborda assuntos polêmicos, crítica e de forma inteligente, sem cair na vulgaridade. A sua resenha ficou super agradável. Forte abraço!
ResponderExcluirObrigado, Luciano. Também gosto bastante de livros de crônicas. Abraço.
ResponderExcluir