terça-feira, 3 de novembro de 2015

Resenha: NA MALA DO IMIGRANTE - Lígia Pereira Boldori


Título: Na Mala do Imigrante
Autora: Lígia Pereira Boldori
Editora: Chiado Editora
Classificação: 4/5

SINOPSE


Um livro sincero e emotivo, cômico e trágico; que de uma forma sem rodeios ou intimidações retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante. Composta por capítulos desenvolvidos em pequenas narrativas / episódios; finalizando-se individualmente. 
A leitura torna-se assim dinâmica e simplificada, proporcionando ao leitor mais praticidade e vibração! 
A riqueza descritiva; pormenorizada, o fará sentir- se parte integrante da história. Emoções estarão à flor da pele do leitor; onde as lágrimas, a raiva, o amor, o sentimento de injustiça, compaixão e muitos outros sentimentos, irão tomar conta de si, em cada leitura de cada capítulo/história. 
A cronologia da obra desenvolve-se baseada na história de um imigrante, ''…de todos se fazem um e de um fazemos todos''.
 Cada acontecimento relata uma parte do processo de imigração: adaptação, adoção, vivência e convivência, que 'um e todos' são passíveis de experienciar. 
Relato dos possíveis 'estágios' vividos; desde a arrumação das malas para a partida - dentre muitas outras aventuras durante sua imigração-, até o dia do seu retorno: a volta para casa. Mas afinal, será que ele, ela, voltará? E onde já considera-se casa? 
Para saber, basta abrir a mala do emigrante. 
As diversidades culturais retratadas ao decorrer das histórias proporcionarão ao leitor a oportunidade do conhecimento de palavras específicas, estrangeirismos, calões, gírias e expressões locais e outras ainda em outros idiomas; - ora já conhecidas, ora inusitadas –, das quais, de uma forma didática, estarão numeradas ao longo do texto e explicadas no rodapé, relativo á página da citação, em formato ''vocabulário''. 
São 202 explicações que lhe somarão conhecimentos! 
Basta agora se inteirar e descobrir, o que vai na mala de um emigrante*! 
Prepare sua mala e boa leitura!

RESENHA

Na Mala do Imigrante, livro onde retrata diferentes e verídicas histórias sobre imigrantes, com isso, apresentando assuntos como: Descriminalização, preconceitos, superações, entre outros. Todos baseados em fatos reais, que o deixa mais rico e interessante.

O recomeço de vida é o foco trivial nesta obra, no decorrer da leitura, vamos acompanhando as motivações e inspirações dos personagens pela transição de país, e verificando o que cada um carrega em sua mala. Além de roupas e objetos, os imigrantes carregam nas malas: superação, desafios, frustrações, alegrias, enfim, lembranças marcantes que vamos vivendo com a narrativa. 

Uns conseguem conquistar, outros, nem tanto.

Como cada capítulo conta a história de uma pessoa, resolvi destacar duas histórias para desenvolver meus pensamentos.


Capítulo 3: 
"Há dois dias atrás, senhor Gonzales deixava a pacata Copiapó; quatro filhos menores e uma esposa amada - a doce e sofrida Consuelo. Há vinte e três anos o acompanhava naquela árdua caminhada entre viver , criar filhos e atualmente: sobreviver!"

"Imigrar era para Gonzales a sua ressurreição!"

Este capítulo me emocionou muito, pois narra a história do sr. Gonzales, homem que residia no Chile e passava por escassez de recursos financeiros, com isso, tenta uma melhoria de vida para sua família no Reino Unido. E ao chegar na fronteira de imigração de  London Heathrow Aiport, passa por uma situação de nos fazer chorar. (Não darei spoilers - kk)

Capítulo 7: 
" - Um olheiro inglês tirou o jogador dos gramados brasucas para os gramados britânicos! Assim comentaram todos os recentes locais. Com uma proposta irrecusável, Rogério deixou o Brasil para seguir carreira na Inglaterra."

Este capítulo me chamou muito a atenção, pois o protagonista desta história, Rogério, transformou uma grande oportunidade profissional em uma irresponsabilidade "costumeira". Enfim, denegrindo a sua imagem e para alguns estrangeiros, a imagem dos brasileiros, também!

E além dessas histórias, existem outras que retratam bem a descriminalização, o preconceito, as dificuldades dos imigrantes, o desejo grandioso por recomeçar e o preço pago por essa escolha.

O livro possui uma diversidade cultural maravilhosa. Aprendemos um pouco mais sobre outras línguas, que deixa o livro demasiadamente fantástico. Mas, não se torna complicado de acompanhar e compreender, pois, existem notas no rodapé de cada página, traduzindo cada palavra diferente.

Por fim, amei acompanhar essas histórias, você acaba chorando juntamente com alguns, e querendo dar uma sacudida em outros, para que deixem de ser tão tolos e arrogantes. O livro pessoalmente é lindo, os espaçamentos são perfeitos, se eu apontasse um erro, apontaria algumas palavras erradas na edição, mas, isso não tira a riqueza do livro. Jamais!! A obra é incrível e eu super recomendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo