Título: Harry Potter e a pedra filosofal
Autora: J. K. Rowlling
Número de páginas: 224
Editora: Rocco
Quão bom foi retornar ao mundo bruxo. Anos atrás li Harry Potter e a pedra filosofal e me apaixonei pelo universo criado por Rowlling. Agora com um olhar mais crítico e uma sensibilidade mais aguçada, pude analisar, melhor, as situações apresentadas neste primeiro livro da saga. Então, vamos lá.
É tão nítido a vivacidade dos bruxos ao comemorar a derrota de Voldemort, após assassinar a família Potter, exceto do menino Harry. Os bruxos chegam até a infringir algumas leis impostas pelo Ministério da Magia.
Dumbledore com sua veemente sabedoria, ao ausentar toda a fama que Harry poderia se deixar corromper, nos mostra que, realmente, essa seria a atitude certa, pois o caráter da pessoa é formado nesse período da infância. A partir daí, acompanhamos o árduo crescimento de Harry na casa dos seus tios trouxas Dursley.
Tios completamente inconformados com a realidade, querendo implantar lições e valores em Harry, sendo que não tinham estruturas para isso, o reflexo disso, é seu filho Duda, mimado e sem educação.
É tão gostoso de acompanhar, quando Harry fica ciente da história verdadeira de seus pais, consequentemente, descobrindo que é um bruxo e precisava iniciar as suas aulas na escola de magia e bruxaria mais famosa do mundo, Hogwarts.
Em Hogwarts, Harry não é mais aquele menino ofuscado e apagado pelos tios. Muito pelo contrário, o garoto fica defronte aos holofotes, através de seus talentos e de suas imensas encrencas.
Harry é muito corajoso e possuidor do talento nato de jogar quadribol (Esporte dos bruxos), como apanhador, e percebemos que ele se prova o tempo todo.
Embora a minha visão tenha mudado em relação à narrativa infanto-juvenil, percebemos que a trama em volta da pedra filosofal de Nicolal Flamel foi muito bem elaborada. Houve uma implantação e organização de detalhes que no desfecho tudo se entrelaçava e formava um elemento maior. Sem contar o início de uma amizade linda entre Harry, Hermione e Rony. A coragem, a inteligência e a cumplicidade andando lado a lado.
Por fim, a magia de reler Harry Potter é ainda maior. Você entender os detalhes mais minuciosos é extraordinário. Super recomendo.
Aproveitei para reler, também, Animais fantásticos e onde habitam. Sim, o livro introdutório para este filme que será lançado em novembro.
Embora o livro seja um breve catálogo dos animais colhidos em todo o mundo por Newt Scamander, ele nos conta algumas situações que ocorreram, no início do Ministério da Magia e como posicionaram todos os animais e seres em suas posições. Interessantíssimo e vale muito a pena ler, pois percebemos que os bruxos tiveram bastante dificuldade em organizar essas posições.
Por fim, enriquece muito mais o universo, expandindo e nos oferecendo detalhes históricos importantes.
Quer ler Harry Potter e a pedra filosofal?
Super fácil! Basta clicar no link abaixo e ele o conduzirá para a página de compra do livro, no site da editoa Rocco por 38,50, atualmente. Então voeeeeeee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário