sexta-feira, 22 de abril de 2016

Resenha: BRISA FILOSÓFICA - Marcos Renato

Título: Brisa filosófica
Autor: Marcos Renato
Número de páginas: 200
Ano: 2015
Editora: Porto de Ideias
Sinopse: Brisa filosófica é um livro leve, moderno e intuitivo. Traz assuntos para reflexão individual e de interesse coletivo. É interativo e de conteúdo original, com respeito à liberdade de escolha e expressão de cada um. Concebido de forma poética, aborda temas como liberdade, corrupção, redes sociais, indignação popular, escolhas, preconceitos, bullying, amor, sexo, drogas, música, filmes, família, entre outras brisas e poesias.
Alternativo, polêmico e didático, para leitura descontraída ou debates inteligentes.
Sem censuras, nem apologias.
O que entendemos sobre liberdade de expressão e escolha?
Qual a nossa posição, diante de uma opinião divergente à nossa? Respeito?Prepotência? Arrogância? Nos pegamos refletindo bastante a respeito dessas e outras perguntas que começam a gritar em nossa mente por um direcionamento concreto.
"Este livro é para exercitar a liberdade. Sinta-se um pouco mais livre. Simplesmente não julgue, nem a mim e nem a si mesmo." (Página 19)

Brisa Filosófica é um livro onde o autor reuniu seus poemas, poesias, contos, crônicas e muitas coisas interativas  e interessantes. De uma forma leve e descontraída, verdades e assuntos polêmicos são postos à mesa para o leitor experimentar e quem sabe, degustar das informações. 
"Deixe brilhar sua luz interior..."
A brisa é uma circulação de ar, de fraca a moderada intensidade. Realmente, esse livro conseguiu causar esse efeito. Brisa Filosófica é uma obra que te direciona por vários assuntos, uns leves e tranquilos, outros polêmicos e reveladores. Além de gerar uma atmosfera dentro dessa ideia de viagem inteligente: a liberdade ao pensar, imaginar, criar, interagir, sentir... 
Me sinto livre!
Os contos e as crônicas desse autor parecem despretensiosas, mas, a verdade é que eles carregam mensagens importantes no seu pano de fundo. Como o conto Virgem Maria, que retrata sobre o bullyng que Maria sofria por ter muitas pintas. Emocionante, culto e profundo.
"Maria acostumou-se ao bullying. Chamavam-na de todo tipo de apelido. Alguns amigos da escola davam tapas nas pintas de Maria. Pediam desculpas e ironicamente diziam achar que era uma pulga." (Página 99)

O genial conto Racismo verde foi algo que me fez desconstruir muitos pensamentos preconceituosos e limitados, e rever a situação com um olhar mais amplo e sem amarras. O conto retrata, basicamente, o diálogo de duas drogas, a erva e a tarja preta Rivotil, onde a erva questiona o porquê de ser ilegal, e outros malefícios dentro da sociedade serem livres e escancarados para a humanidade. Comentando assim, parece ser tão bobinho e tosco, mas, como o autor conduziu a questão da liberdade neste texto foi algo de aplaudir de pé. 
"Com tanta ilegalidade rolando, por que sobrou pra você ser o rótulo da ilegalidade? Por que você é proibida?" (Página 43)

Começaram a entender a profundidade deste livro, não é mesmo?
Embora eu tenha evidenciado os pontos que mais gostei, o autor escreve de forma extraordinária e emocionante sobre valores familiares, o legado e a proteção do pai, o poder e a magnitude da mãe. Base fundamentada numa rocha preciosa. Chorei muito com essas descrições. 
O livro também nos proporciona momentos de muitas risadas. O autor tem uma pegada cômica maravilhosa. Um humor gentil, leve e necessário para dar um equilíbrio gostoso na viagem pelo livro. 
Achei Marcos muito culto e experiente, pois, ele nos lança umas dicas de filmes incríveis, bom gosto, hein. Como disse no início, o livro é muito interativo, pois, ele vai nos lançando dicas de filmes e músicas, durante a leitura. Genial. 
E se é pra interagir, como não ser, também, através das redes sociais, não é mesmo? Sim, ele vai nos lançando propostas magníficas de postagens no Instagram, tudo relacionado a algo abordado no livro, por exemplo: amizade, amor, família, desenhos...
A diagramação do livro é impecável. Os espaçamentos são ótimos, confortáveis para a leitura. Até a gramatura do papel é de boa qualidade, sem contar as nossas amadas folhas amareladas. As ilustrações enriqueceram bastante a obra. Só não gostei de uma coisa e como prezo pela verdade e sinceridade nos meus textos, preciso dizer que não gostei dessa capa. Embora tenha muito sentido com o conteúdo, principalmente, a conexão da lombada com a capa do livro, todavia, não gostei. Espero que caprichem na capa do Brisa Filosófica II. 
Por fim, amei a leitura. Cinco estrelas, com certeza e super indico para todos os leitores que amam pensar e refletir sobre as questões da vida e atuais. 
"Curta a liberdade e exercite-a! Se já o faz, viva!" (Página 19)
Quer ler Brisa Filosófica?
Super fácil! Basta clicar no link abaixo e ele o conduzirá para a página de compra do livro, no site do livro por 25,50, atualmente. Então voeeeeeee.
www.brisafilosofica.com.br/compre-agora
Caso queira comprar com o autor, diretamente, eis o Facebook de Marcos Renato:







Um comentário:

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo