sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Autor Entrevistado: GABRIEL MAR


Autor Gabriel Mar
Nasceu em 27 de abril de 1990, na capital do Amazonas, a cidade de Manaus. Filho de pessoas simples e neto de emigrantes do interior do estado, aprendeu desde cedo a estudar para tentar conquistar melhores condições de vida.
Aos nove anos ingressou no Colégio Militar de Manaus, que se tornaria seu primeiro prisma do mundo. Levou da escola o rigor e a disciplina. Em seguida, ingressou na Universidade Federal do Amazonas e formou-se em Relações Públicas, habilitação utilizada apenas em seu campo pessoal e nunca na prática profissional.
Atualmente, trabalha no Tribunal de Justiça do Amazonas.
Em 2005 iniciou a vida artística, ao inscrever-se um curso de Teatro para Iniciantes. Desde então, fez parte de diversas montagens de obras teatrais consecutivas, inicialmente como ator e posteriormente como assistente de direção. Em 2011, se afastou dos palcos para se arriscar à escrita de romances.
Sempre foi um grande admirador de histórias, desde os mais singelos contos de fada até as traumas subjetivas de intervenções perfomáticas. É fã de livros, fã se séries, fã de filmes, fã de boas interpretações e fã de grandes personagens. Sonha em escrever histórias próprias que mereçam ser ouvidas até muito além de seu tempo.
"Altos dos Salgueiros" é seu primeiro romance.
ENTREVISTA

1. Como foi o seu início na literatura? Quais as dificuldades e apoios que você obteve para que sua primeira obra viesse a ser publicada, oficialmente?
Então, antes de escrever "Altos" eu já tinha feito um outro livro, que foi de fato minha primeira tentativa. Esse primeiro livro foi MUITO grande. O manuscrito tinha mais de 800 páginas, e eu tentei enviar para alguns lugares, mas todo mundo me disse que era grande demais, que não teria lugar no mercado. Com um tempo, eu deixei a história de lado porque achei que ela era muito crua e muito imatura ainda. Quando terminei Altos, o manuscrito tinha 600 páginas. Fiquei com muito medo de tentar alguma editora, mas aí uma amiga me marcou num post do Facebook que dizia que a Chiado estava aceitando novos livros e novos autores. Mandei um e-mail para eles e em uma semana a negociação começou.

2. Como surgiu a ideia inicial para a criação de "Altos dos Salgueiros"?
Eu comecei a escrever o livro em 2012. Nessa época, começaram a surgir vários vídeos íntimos de casais e esses vídeos geralmente iam para internet quando o casal terminava e alguém ficava com raiva e resolvia humilhar a outra pessoa. E o pior é que isso dava certo, as pessoas acabavam viralizando esses vídeos e prejudicavam a vida de muita gente. Essa situação me deu a ideia original pro mote do Diggo, que é um cara que faz vídeos sexuais "profissionalmente" e ganha a vida dele com isso. Todos os outros personagens e as outras tramas saíram dele.

3. Em algum momento você pensou em reduzir a história, justamente para se encaixar somente em um livro?
Então, na minha cabeça a história é de um livro só. E quando eu escrevi, eu não tinha muita noção sobre o que era grande ou pequeno. Eu só escrevi, bem livre mesmo. Eu tinha um roteiro em mente, e só cumpri tudo o que precisava acontecer. Os protagonistas são bem distantes entre si, mas todos eles se conectam em algum momento e isso não foi fácil de fazer. Com menos conteúdo, eu podia talvez conseguir mais vendas, mas eu talvez não estivesse tão feliz com o resultado final.

4. Existe algo que inspira você a escrever tão bem?

O que me inspirou a começar a escrever foi uma coisa bem simples. Por uma época, eu fiquei sem emprego e sem nada para fazer. Daí, eu jogava alguns videogames e assistia filmes e séries, além de ler sempre que podia. Com o tempo, eu vi que tudo isso eram histórias. Aos poucos eu comecei a ver histórias em todos os lados. Quando eu encontrava alguém na rua, quando eu revia um colega antigo. Essa sensação de que todo mundo tem alguma coisa para contar e que a gente nunca vai saber a história completa de todo mundo é o que mais me deixa empolgado a escrever.

5. "Altos dos salgueiros" é uma história com vários personagens, cada um com sua personalidade e modo de pensar e viver. Com essa afirmação, existe algum personagem de seu livro que você se identifique mais?
Eu queria ser mais parecido com a Valentina. Meus amigos me dizem que a Mirna fala exatamente igual a mim. Mas eu me sinto mais próximo do Diggo. Ele se analisa e se julga demais, não tem contato com muitas pessoas, e acaba muito ligado a quem está perto dele, às vezes cria uma dependência. Eu consigo me ver bastante nele, especialmente nos momentos mais vulneráveis. 

6. Além dos livros que você já tem publicado, quais os seus novos projetos? O que podemos esperar de Gabriel Mar em 2016?
Eu já terminei mais um livro em 2015. Mas ainda não sei quando vou lançar. É um livro mais curto, traz a história de uma guerra de bairro, tem a ver com tráfico e com prostituição. Nesse livro eu escrevi meu primeiro personagem trans e, honestamente, eu não vou lançar o livro antes de mostrar ele para várias pessoas trans que possam ver o ponto de vista desse personagem e me dizer se eu estou falando besteira. Queria muito fazer um grupo de leitores-beta, mas nem sei por onde começar.
Enquanto isso, eu estou escrevendo uma história no Wattpad em inglês, o que está sendo um grande desafio para mim, mas está me fazendo pensar de um jeito diferente, então eu tenho gostado bastante. Essa história chama "The Lovely Death of Nicole V." e eu vou tentar falar sobre depressão na adolescência. O que também não está sendo fácil, mas está me deixando bem empolgado.

7. Quais os seus autores favoritos?
Então, eu sou péssimo para montar favoritos. Sempre falo isso para as pessoas não tenho nada favorito. Mas tem gente que me impressiona. Maggie Stiefvater é maravilhosa, poética, incrível. Eu amo a maneira como o Patrick Ness explora as estórias dele e os temas dos livros são muito bacanas também. Ainda não li nada deles que eu achasse ruim.

8. Qual o seu maior sonho e sua maior gratidão?
Ai, sonho é difícil. Sonho muda todo dia. Hoje, eu quero fazer o canal do Youtube crescer. Eu não tenho muitas habilidades sociais e o canal é uma das poucas coisas no mundo que me deixa realmente confortável. Eu quero conseguir falar com mais gente, e trocar ideias. O canal tem me feito muito bem mesmo. E gratidão é engraçado. Desde que eu lancei o livro eu tenho encontrado mais e mais pessoas dispostas a me ajudar em alguma coisa. Desde o projeto da capa até o dia do lançamento, eu tenho ficado impressionado com o quanto as pessoas querem apoiar esse livro. Eu sou grato todos os dias por perceber que tem gente muito legal perto de mim.

9. Qual dica ou conselho você deixa para quem deseja iniciar uma carreira como escritor?
Comece a escrever. Se sair uma grande jaca, continue escrevendo.

Muito obrigado por essa entrevista, tenho certeza que seu próximo livro será um sucesso, como está sendo "Altos dos Salgueiros". Sucesso na carreira e conte comigo para quaisquer divulgações e apoio. Deixo esse último espaço para você nos deixar qualquer recado. A palavra é toda sua, Gabriel.
Eu espero que as pessoas que gostem da história, espero que esse livro faça bem para todo mundo, assim como fez para mim. Mas, mais do que isso, eu espero que as pessoas saibam que sempre podem conversar comigo sobre o que acharam, sobre os personagens, sobre a trama, sobre a minha escolha de palavras, reclamar sobre o tamanho. Hehehe. Eu fiz esse livro com muito carinho e espero que isso chegue nas pessoas. Acho que tem muitos pontos na história que servem para começar conversas e discussões. Eu gostaria muito de ver isso acontecendo.


Realmente a história possui pontos polêmicos e com certeza, irá causar muitas conversas.  Desejo, mais uma vez, muito sucesso em sua carreira como escritor. Abraços.

Altos dos Salgueiros I e II
Livros enviados pelo autor para o Corujando nos Livros.


2 comentários:

  1. Gente, que entrevista maravilhosa <3
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei muito curiosa e já quero ler, adorei as perguntas e as respostas, me incentivou a continuar escrevendo e me fez querer ler mais!
    Muuuito sucesso para o Gabriel!

    Beijos,

    Mundo de leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor é muito bom e os livros são extraordinários. Fico feliz que tenha gostado da entrevista. Abraços.

      Excluir

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo