sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Entrevistando: CLAUDIA TAULOIS


Claudia Taulois
Autora do livro "O Verdadeiro Poder"

 Claudia Taulois nasceu em São Paulo, em 17 de outubro de 1970. É casada e tem dois filhos.
Formada em Propaganda e Publicidade pela Fundação Armando Álvares Penteado, sempre atuou na área de Comunicação e Marketing em Instituições Finaceiras. 
A escrita é, no entanto, sua grande paixão desde a infância. Em 2000, editou de forma independente, a Agenda da Mamãe. Em 2008, da mesma forma, publicou o livro Quarto Escuro.


ENTREVISTA:

1. Como foi o início de Claudia Taulois na literatura? Quais as dificuldades e apoios que você obteve para que sua primeira obra viesse a ser publicada oficialmente?

Eu escrevo desde menina. Desde sempre, era algo forte para mim, mas na época ainda não via como um sonho.
Quando eu tinha 12 anos, ganhei um concurso de contos da editora Saraiva, mas não houve publicação. Meu primeiro livro, “Quarto Escuro”, foi publicado pela All Print, mas de uma forma independente. Com “O Verdadeiro Poder” não foi muito diferente.


As dificuldades, quando o processo é feito desta forma, são imensas. Explico melhor:
Na verdade, escrever talvez seja a parte mais simples do processo de tornar-se um escritor.

O caminho a ser percorrido após o ponto final é extremamente árduo: encontrar uma editora para a publicação, fazer a divulgação exaustiva e a distribuição necessária são etapas que requerem conhecimento, empenho e um pouco de sorte também.

No que se refere a encontrar uma editora, as grandes acabam sendo inacessíveis aos escritores iniciantes. Resta a opção de produzir totalmente de forma independente ou encontrar uma editora menor que geralmente pede que os autores assumam parte dos custos.

Passada esta etapa, começa a fase da produção, que consome um bom tempo e requer paciência. Mas neste momento, os autores estão felizes e esperançosos com a gestação de seus bebês. Tudo são flores!

É só quando a criança nasce que os problemas voltam a ocorrer porque não há divulgação suficiente para que o livro possa ter a menor chance de chegar ao conhecimento dos leitores. Acaba sendo vendido apenas aos parentes e amigos no dia do lançamento.
Acontece que, otimistas e inocentes que somos, acreditamos que haverá pelo menos uma a distribuição adequada, mas a realidade é bem diferente.

E é aí que nosso bebê começa a morrer antes mesmo de ter vivido.

Sendo assim, a única esperança talvez seja o apoio dos Blogs e Comunidades Literárias, que resenham e divulgam as obras dos novos autores da mesma forma que fazem com os já consagrados. 
Portanto, têm todo meu carinho, respeito e gratidão.

2. Como surgiu a ideia inicial para a criação de "O Verdadeiro Poder"?

Gosto de escrever sobre temas atuais, que gerem debate e falem de questões sociais importantes.

A temática das drogas sempre me preocupou e chamou a atenção. Lia e leio muito sobre o assunto. Acho que afeta demais a sociedade de forma geral tanto na questão da violência como na de saúde. Sendo assim, sempre pensei em escrever algo com este pano de fundo.

Além disso, política também me interessa muito porque apesar da descrença que o nosso país vive quanto aos nossos dirigentes, acredito que existam pessoas honestas e com vontade de construir um país digno. O Brasil pode sim ser um país melhor e vir a ser uma das maiores potências mundiais, mas para isso é preciso que tenhamos pessoas sérias e competentes no comando. Além disso, é necessário que o povo exerça mais o seu papel, participando, cobrando e quando necessário, indo para as ruas para exigir seus direitos.

Mas para costurar isso tudo e dar leveza e ritmo à história, há sempre uma história de amor e as relações emocionais que nos obrigam a fazer escolhas importantes e difíceis.

Com essas vertentes, a ideia foi ganhando força e quando percebi já estava totalmente envolvida pelo enredo e personagens.

3. Seus personagens são muito bem construídos e carregados de inúmeros sentimentos e decisões. Então pergunto: Com qual personagem você se assemelha mais?


Que bom saber que estão bem construídos aos seus olhos! É muito gratificante porque por mais que o autor tente e acredite que está fazendo este papel da melhor forma, às vezes a percepção do leitor é diferente.

Mas voltando para sua pergunta, me assemelho muito com a Cintia. Sou como ela, muito determinada e idealista e procuro ser justa e correta nas minhas atitudes e decisões.

4. Novas obras estão por vir?

Escrever é estar viva e assim, produzo muito, embora com maior intensidade quando estou de férias. Tenho três obras prontas, mas ainda na gaveta: um infanto-juvenil e dois romances.

5. As editoras finalmente estão deixando um pouco de lado os escritores internacionais e se voltando para os nacionais. O que você tem a falar sobre isso? Você acha que os leitores brasileiros estão valorizando mais a literatura nacional?

Percebo um movimento maior por parte de leitores jovens e blogueiros neste apoio aos escritores nacionais. Em relação às editoras, ainda não sinto tanto apoio. Tomara que esteja enganada e esta tendência ganhe fôlego!

6. Quais os seus autores favoritos?


Meus autores preferidos são: Ken Follett, John Grisham, Nicolas Sparks, Danielle Steel, Sidney Sheldon, Khaled Hosseini e Gabriel Garcia Marquez.

São autores que escrevem o tipo de leitura que me atrai: policiais e romances.

7. Qual livro Claudia Taulois está lendo no momento?


No momento estou relendo “Um Dia”, de David Nicholls. Adorei este livro!

8. Qual o seu maior sonho?

Meu maior sonho é viver da escrita.

Minha ambição é entreter meu leitor e espero que a leitura de meus livros cumpra seu papel: que faça rir e chorar, envolvendo a todos com os personagens e suas histórias!

Apesar de ainda não ter conseguido me firmar como escritora da forma como gostaria, minha maior satisfação é não desistir nunca do meu sonho.

Continuo escrevendo e buscando maneiras para divulgar meu trabalho. Sei que não posso ficar sentada a espera de um milagre. É muito difícil para um autor ainda sem visibilidade, ter um espaço de divulgação nas livrarias.

Portanto, preciso trabalhar em dobro para que meu sonho um dia possa se tornar realidade. Tenho algumas ideias e pretendo viabilizá-las no ano que vem.

9. Qual a sua maior gratidão?

Gratidão é uma palavra linda e tenho orgulho em dizer que a minha está relacionada aos meus pais. Sou muito agradecida pela criação que recebi e por tudo que veio neste pacote: os valores, o amor, a visão do mundo, a dedicação, os exemplos.

Somos, no final, o reflexo deles. A melhor das heranças!

10. Qual dica ou conselho você deixa para quem quer iniciar uma carreira como escritor?

Difícil aconselhar sobre algo que eu também não tenho todas as respostas. É uma escolha que advém da paixão, mas um caminho sofrido para a maioria. Portanto, só posso dizer que todo escritor deve ter muita persistência e paciência para não desistir do sonho. Além disso, ler muito e estar sempre atento a tudo que acontece no segmento. Acompanhar os blogs literários e fazer parcerias também ajuda bastante.
__
Claudia, muito obrigado pelas informações, você é mais um talento e orgulho da nossa literatura. Uma mente brilhante e uma escrita formidável. Estou muito admirado com todo seu talento e estarei sempre disponível para quaisquer divulgações sobre seus vindouros trabalhos.

Queria agradecer pelas palavras e oportunidade! Muito sucesso para você também!

Sucesso para todos nós! :)
Abraços bem apertados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo