segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Entrevistando: CAROLINA CEQUINI



Carolina Cequini
Autora do livro "Surfistas, Beijos e um Pé de Pato"

Carolina Cequini é carioca, geminiana, fã de cultura pop e consumidora de livros desde pequena. Estuda Design e Animação na faculdade e sonha acordada na maior parte do tempo.
Crescer perto da praia só fez aumentar seu amor pelo mar. Ela secretamente acredita em sereias e, mais do que tudo, gostaria de ter nascido uma!
Surfistas, Beijos e um Pé de Pato é seu primeiro livro, inaugurando uma série que traz magia, romance e risadas ao narrar a história de uma sereia desastrada. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

ENTREVISTA:

1. Carol, eu sei que a idéia do primeiro livro surgiu quando estavas no ensino médio. Mas, como foi o seu início no ramo literário, já que és tão jovem? Quais as dificuldades e apoios que você obteve para que sua primeira obra viesse a ser publicada? 

O apoio veio totalmente dos meus pais. Se não fosse por eles, esse livro nunca teria surgido. A partir do momento em que decidi seriamente publicar a obra, corri atrás de tudo sozinha: passar a limpo o manuscrito para o computador, ir até o centro da cidade no Rio para registrar a obra na Biblioteca Nacional, fazer as ilustrações, etc. Mas, quando chegou a hora de buscar uma editora (creio que essa seja a maior dificuldade para qualquer escritor) a ajuda dos meus pais foi de suma importância. Foi meu pai que me ajudou a conseguir a editora Atheneu e fiquei encantada com o resultado que eles me deram. Pude participar ativamente da edição, fazendo a capa, os marcadores, escolhendo fontes, conversando diretamente com o designer responsável pela diagramação. Mesmo com pouca idade, a editora me tratou como uma profissional e respeitou minhas vontades e opiniões. O resultado me deixou muito orgulhosa do trabalho em equipe, o livro ficou lindo! Mas o processo foi longo, não é fácil conciliar vida de escritora com vestibular e faculdade, rsrs.

2. Como surgiu a idéia inicial para a criação da série Magia das Sereias? 


Desde criança eu tenho uma imaginação fértil e olhava as ilhas perto da praia da minha casa imaginando o que teria de mágico ali. E sempre gostei de sereias. Acho que foi apenas uma questão de tempo até eu juntar uma coisa a outra e começar a escrever sobre isso, hahah. Mas creio que o estopim para essa ideia foi o livro "A cauda de Emília Ventania", de Liz Kiesser. O livro é sobre sereias também e as ilustrações me fizeram ter vontade de desenhar minha própria história. Então, rabiscando o canto do caderno durante as aulas, a Celine surgiu em um desenho. E assim tudo começou :)

3. Quais as expectativas para o segundo livro da série que chama-se Príncipe, Princesas e Barbatanas? 


Meu objetivo com essa série é criar realmente um universo mágico coerente, cheio de magia e encanto, que seja verossímil, interessante e próximo da realidade brasileira. Poxa, se o Rick Riordan pode criar um acampamento de semi-deuses perto de Nova York, porque não posso criar um reino de sereias perto do Rio de Janeiro? Quero uma literatura adolescente que seja boa o bastante para ser exportada mundo afora! Quero que o mundo conheça mais nomes brasileiros! No segundo livro exploro mais o lado fantástico da história e trato de questões profundas sobre os personagens. Tem muito romance e também um pouco de drama. É uma transição da Celine de adolescente humana despreparada para uma sereia madura que possa encarar as aventuras do terceiro livro. Já está tudo pronto no computador, só faltam os desenhos! Espero não decepcionar os leitores ^^

4. A cada livro você faz uma ilustração única e caprichada. Como você consegue tempo para todas essas atividades?


Sinceramente? Não faço ideia! Hahaha. No Brasil eu já estava acostumada com minha rotina, sempre fui muito organizada com meus horários e, de alguma forma, conseguia escrever um pouco ao longo da semana (mesmo que fosse de madrugada, hehe). Aqui nos EUA, no entanto, as aulas de arte têm sido BEM puxadas e acho que não vou ter tempo de fazer minhas ilustrações no momento… Provavelmente terei que esperar até entrar de férias e trabalhar no meu livro. Escrever um livro E ilustrar é puxado, muitas vezes tenho que deixar meu tempo livre de lado e ser produtiva, mas todo sonho exige certa dose de sacrifício para se tornar realidade.

5. As editoras finalmente estão deixando um pouco de lado os escritores internacionais e se voltando para os nacionais. O que você tem a falar sobre isso? Você acha que os leiteiros brasileiros  estão valorizando mais a literatura nacional?


Sim, e isso é maravilhoso!! Blogueiros e vlogueiros têm incentivado a literatura nacional e finalmente escritores brasileiros estão ganhando espaço no mercado. Sendo realista, tudo nessa vida é questão de marketing, então quanto mais as pessoas divulgarem as obras nacionais, mais pessoas terão contato com os novos profissionais brasileiros e por aí vai. Uma porta foi aberta no mercado brasileiro, para nós, escritores, resta aproveitar essa chance para mostrar nosso talento! Espero que cheguemos ao ponto em que essa nova leva de escritores possa começar a exportar literatura país afora! 

6. (Curiosidade-kkk) Sei que és uma potterhead nata, assim como eu, então nos diga, a qual casa de Hogwarts você pertence? Qual o seu personagem favorito? E o que a autora J.K.Rowling representa pra você?


Ok, de acordo com o Pottermore, minha casa é a Sonserina. Pra ser sincera não sei se tem muito a ver comigo, talvez eu me encaixasse melhor na Grifinória ou Corvinal, mas vai entender. Acho que é a prova de que nem todos na Sonserina são mesquinhas e esnobes. Temos um coração também, só somos incompreendidos! #FEELS 
Meu personagem favorito é a Hermione Granger, me identifico muito com ela. Eu era meio nerd certinha na escola (só não tanto). J.K Rowling representa para mim uma meta, um ponto onde quero chegar na vida. Quero criar um mundo tão rico e mágico como o de Harry Potter um dia! E ter uma área nos parques de Orlando com atrações da minha história *---* (pouco ambiciosa eu, imagina… Talvez por isso eu seja Sonserina?)

6. Quais os seus autores favoritos?


Meg Cabot, Rick Riordan, Diana Wynne Jones.

7. Qual livro Carolina Cequini está lendo no momento?


The Art of Kiki's Delivery Service (o art book que fala do processo de criação do filme "Serviços de entregas de Kiki", de Hayao Miyazaki).

8. Sabemos também que a partir de setembro você mudará para os Estados Unidos para estudar Animação em uma faculdade americana. Então pergunto:
Existem planos para "Surfistas, beijos e um pé de pato" em inglês para os leitores americanos?


Já estou nos Estados Unidos há duas semanas! Meus colegas da faculdade aqui na Savannah estão doidos para ler meu livro, por isso penso em começar a traduzir o "Surfistas, Beijos e um Pé de Pato" logo após o lançamento do segundo livro no Brasil \o/ (Espero sobreviver ao processo, hahah. Provavelmente vou dar muito lucro ao mercado de café, o McDonalds e o Starbucks daqui deviam me dar um cartão fidelidade).

9. Qual a sua maior gratidão?


Essa pergunta é difícil. Eu simplesmente sou grata a Deus por TUDO.

10. Qual dica ou conselho você deixa para quem quer iniciar uma carreira como escritor?


Se você realmente gosta de escrever e quer uma carreira como escritor ou escritora, não desista. Pois vai ser difícil. É preciso muito trabalho, muito esforço e dedicação, e portanto você precisa saber que é isso mesmo o que quer. Se for, vai fundo e não fraqueje com as dificuldades que surgirem no caminho. Cada obstáculo vencido valerá a pena ;)


Carol, muito obrigado pelas informações e parceria de sucesso. Meu coração se alegra por ter autores-parceiros tão fiéis e talentosos. Acredito que juntos iremos propagar boas leituras em nossa nação. Muito obrigado!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo