quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Resenha | Histórias loucas de um mundo tresloucado - Luciano e Leonardo Otaciano

Título: Histórias loucas de um mundo tresloucado.
Autores: Luciano Otaciano e Leonardo Otaciano.
Editora: Agbook.Número de páginas: 130. 
Ano: 2016. | Confira a sinopse e o link de compra aqui.
Histórias loucas de um mundo tresloucado é um livro peculiar, não no sentido pejorativo, mas sim, por sua singularidade de construção. Aqui temos contos, mini contos e desafiadores microcontos imergidos em alguns subgêneros da literatura que nos conduzem à sair da margem estabelecida para nadarmos ao mais profundo do mar da insanidade; insanidade muito bem vinda, inclusive. Então por que não se permitir nessas histórias loucas, não é mesmo?
"(...) Não se trata apenas de fantasiosas histórias sem pés nem cabeças, mas de uma troca de sapiências e incertezas sobre os elementos do Universo, inclusive sobre o próprio eu contido dentro de cada um. Há curtos instantes fictícios, históricos e reflexivos em que a religiosidade, a psicologia, a astrologia, a sociologia e a filosofia dão as caras e servem como os básicos panos de fundo para os enredos. (...)" Nota dos autores.
Como todo livro de contos, por se tratar de histórias curtas e precisas, nós precisamos degustar sem pressa e aproveitar ao máximo as criações apresentas aqui. Impossível falar de todos os meus favoritos, por isso vou falar do conto Artefatos do Faraó que está nesses meus destaques. O conto é incrível e conta a história de Ana, uma historiadora francesa obcecada pelos segredos perdidos nas antigas pirâmides de Gizé, que possuindo um mapa valioso, descobre informações inimagináveis e consequências irreversíveis.
"Ana, escondeu-se ao canto inferior, mas não esperava deparar-se com um ser que vestia os trajes do faraó. Era uma múmia. Derretida, andeja, monstruosa... de olhos vivos e esverdeados. Entretanto, diferente do que a ranzinza imaginava, a criatura, que parecia ressuscitada, não lhe trazia a morte, mas um acordo para mudar eternamente o seu destino." Pg. 28.
O mais gostoso de tudo é que em todos os textos, os autores colocam pontas para você mesmo se permitir entrar nessa atmosfera tresloucada e traçar os respectivos desfechos. É como se fôssemos instigados à continuar as histórias com o nosso intelecto irrefreável. Outro exemplo é esse microconto da página 92, que vou deixar de exercício para vocês viajarem aí:
" Um grito. Um choro. Sangue. Vozes. Arrepio. Mais um tolo nasce no mundo."
O mini conto entra como intermédio entre esses dois estilos que citei e a maioria segue essa temática sombria, horripilante, etc. Vale muito a pena para quem é louco por contos de qualidade, para quem quer sair de uma ressaca literária, para quem quer mesclar contos com leituras maçantes/calhamaços.
Falando do livro físico, além de ser demasiadamente bem escrito e carregar histórias boas, precisamos exaltar o caprichado trabalho gráfico que fizeram aqui. É notável a importância que os autores tiveram com o conjunto: fonte confortável, início de capítulo enriquecedor com frases ou trechos de grandes nomes, espaçamento ideal, diferenciada qualidade de papel e por aí prossegue. Esses também são pontos relevantes porque todos nós sabemos que um livro bem feito, em todos os aspectos, resulta numa boa leitura.
Luciano e Leonardo Otaciano têm outros livros publicados e escrevem no blog Marcas Literárias. Voem. Recomendadíssimo!

10 comentários:

  1. Uai que resenha mais compreensiva. gostei muito, parabéns. não conhecia os autores, mas me interessei muito. contos sempre são bons e esses parecem ótimos. vou ir no link e ver o preço.

    thanks pela dica <3 ;}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigado, minha lida.
      Óh, super indico esses autores. Eles escrevem histórias ótimas. Boa leitura, Marta.

      Excluir
  2. Ooi adorei a resenha, ainda não conhecia o livro, mas a premissa é bem interessante.
    Boa semana , beijos .
    www. Bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom? (:
    Nossa, adorei o título, super criativo haha Eu não estou acostumada a ler contos/crônicas mas quando leio eu sempre gosto. Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, parece interessante gostei da capa .no momento não leria mas como me chamou atenção vou anotar aqui. Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  5. Uau, a resenha está muito boa me amigo, agradeço novamente por todo o apoio, pelas palavras e pelo carinho com a nossa obra. Você tem um faro incrível como leitor e consegue adentrar os mundos com muita facilidade.
    Conte sempre, e que as histórias mais loucas deste tresloucado universo em cada m de nós, viva a cada instante e nos faça compreender que a anormalidade também é um estado normal do próprio ser.
    Abração e sucesso sempre.

    Autor Léo Otaciano

    ResponderExcluir
  6. Pela sua resenha parece ser um bom livro, e a capa chama bastante atenção. Gostei bastante. Beijos, Cah.

    ResponderExcluir
  7. Ameiiii a sua resenha, pensava que livro pequenos eram incompletos, mas eles são tão completos que muitos de varias paginas e parece ser uma história maravilhosa e interessante.

    E me apaixonei pela capa do livro.

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha, fiquei super interessada no livro!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Patrick! Que bom que você tenha gostado do livro, sua resenha ficou bem agradável de se ler. Adorei e um forte abraço!

    ResponderExcluir

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo