quarta-feira, 21 de junho de 2017

03 abordagens que te fazem apaixonar por Extraordinário e aguardar ansiosamente pelo filme


Após anos de procrastinação da leitura de Extraordinário, best-seller escrito por R. J. Palácio e publicado em 2013 pela editora Intrínseca, decidi dar uma pausa nas leituras de parceria para, enfim, conhecer uma das histórias mais superestimadas por volta daquele ano. Confesso que a minha maior motivação para tirá-lo da estante foi o primeiro trailer da adaptação cinematográfica dessa história, que foi divulgado mês passado, e com data de estreia para 23 de novembro deste ano. 
Pois então, leitura feita, e posso afirmar que me emocionei bastante com o livro (embora tenha muitos clichês), mas, em vez de elaborar uma resenha, apanhei três abordagens relevantes, na minha opinião, que acentuam a nossa admiração pelo livro e a nossa ansiedade pelo filme.

1. As lições transmitidas através do dia-a-dia de Auggie.
"(...) E meio que tinha vontade de dizer: 'Tudo bem, sei que sou meio esquisito. Podem olhar, eu não mordo.' A verdade é que, se de repente um Wookiee começasse a frequentar a escola, eu também ficaria curioso e provavelmente olharia um pouco para ele!"

Por mais difícil que seja para Auggie receber olhares de nojo e terror por conta de sua aparência, o garoto meio que encontra, inocentemente, caminhos que desconstroem essas inevitáveis reações das pessoas para com a sua anomalia; seja através das tiradas de humor, da generosidade..., ele acaba revertendo tudo!
E a grande lição que tiramos disso é que, independente se o grau dos nossos problemas é nivelado com o de Auggie ou não, devemos sempre procurar enfraquecer as forças opressoras e prosseguir em nosso propósito de vida. Ah, como essa tarela é difícil e admirável na mesma intensidade.

2. A importância do cultivo do amor e da unidade na família Pullman.
"Todos foram encontrar os pais e eu não me importei nem um pouco quando a mamãe e o papai me abraçaram como loucos, nem quando a Via passou os braços em volta de mim e me balançou de um lado para o outro umas vinte vezes."

Auggie, por sofrer de deformidade facial, desde o seu nascimento, passa por vários sofrimentos pesados e bullying, na maior parte da narrativa. E concluo que, se não fosse pela intervenção da família ímpar do garoto, ele já tinha norteado para o trilho da depressão ou até da morte. Não, não é drama! Esse menino passa por "poucas e boas" nos seus primeiros anos de vida.
O amor, o carinho, a atenção... que essa família cultiva é de se admirar. Uma mãe muito zelosa e atenciosa. Um pai divertido e compreensivo. Uma irmã carinhosa e defensora. Uma família unida.
A nossa família, como diz uma canção, é o nosso maior patrimônio. Patrimônio que devemos zelar com todas as nossas forças, pois é ele que nos ampara quando passamos pelas piores fases.
Não vejo a hora de rir e chorar muito com a atuação desses personagens no cinema e me emocionar bastante, mais uma vez, com os Pullman.

3. A força da amizade saudável e verdadeira. 
"(...) Então o papai juntou a Summer, o Jack e eu para que tirássemos uma foto em grupo. Pusemos os braços nos ombros uns dos outros e, pela primeira vez desde que consigo lembrar, eu não estava pensando no meu rosto. Apenas sorria. Um sorriso largo e feliz."

O que seria dos nossos momentos de vida se não fossem com os nossos verdadeiros amigos, não é mesmo? Certamente seria árduo e tedioso! Amigos são uma das melhores dádivas dadas por Deus para cada um de nós; com eles, conseguimos compartilhar sentimentos e dividir cargas que nem entre os familiares conseguimos expor na íntegra. E tudo isso torna-se mais vivo no livro por estarmos lidando com uma história com crianças. Auggie, Summer e Jack são, mais ou menos, como Harry, Rony e Hermione, e são responsáveis por cenas lindas de altruísmo e companheirismo.
Deveriam fazer distribuições desse livro, porque, nos dias atuais, infelizmente, é tão mais fácil você ser desleal, egoísta e orgulhoso; infelizmente. 


Se você tem Extraordinário em casa e ainda não o leu, não faça como eu que o procrastinei por dois anos. É uma leitura leve e de alto valor, sem contar que vai ter filme, então vale super a pena!

Confiram o emocionante trailer de Extraordinário.


"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

8 comentários:

  1. Esse livro é perfeito e o filme vai ser mais ainda e apesar de não ter lindo eu sei que é perfeito. Irei ler logo logo.

    Amei seu post.

    Um beijo ❤😘

    sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo já leu esse livro menos Eu. Isso é algo que eu tenho que mudar gostei da abordagem que vc citou

    ResponderExcluir
  3. OOi adorei as dicas, eu quero muito ler o livro, gostei muito da abordagem.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, quero muito ler esse livro e mesmo sem ter lido, já estou ansiosa pelo filme. Beijos, Cah.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu sou suspeita pra falar, mas sou apaixonada nesse livro! Li tem um ano e me arrebatou completamente! otimo post e adorei seus pontos!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: http://instagram.com/blogliterarte

    ResponderExcluir
  6. Amei as três abordagens que você fez do livro! Já li o livro há pouco tempo, não vejo a hora do filme ser lançado!

    ResponderExcluir
  7. Só por isso ja quase chorei hahah. Não sei se teria coragem de ler ou ver o filme (como pode notar, sou bem chorona) mas espero ver em breve, me falam das lições maravilhosas que ele passa e eu adoraria conhecer um pouco mais do personagem.

    Adorei suas abordagens! Seu blog eé otimo

    Bjs, Janini

    ResponderExcluir
  8. Acho que só eu não li extraordinários... KK Mas quero muito ler antes do filme, deve ser lindo e emocionante ! Resenha maravilhosa!
    literalmentefalando.com

    ResponderExcluir

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo