quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Resenha: A BALANÇA DO DESTINO - Joyce Freitas

Título: A balança do destino
Autora: Joyce Freitas
Número de páginas: 206
Ano: 2016
Editora: Novo Século
Sinopse: Angel é uma garota de dezesseis anos que vivia sua vida tranquila com Mary, sua mãe, até se dar conta de que sempre foi vigiada por um estranho homem. Ao resolver questioná-lo, ela descobre que ele foi enviado pelo seu verdadeiro pai, Lúcifer, e que ela representa a balança de equilíbrio entre o Bem e o Mal. Um mundo mágico – e perigoso –, onde existem fadas, vampiros, bruxas, anjos caídos, trolls e muitos outros seres, é apresentado a ela. Mas, em meio a tudo, ela ainda tem de lidar com seu coração dividido entre Dimitri, um jovem atencioso, lindo e um perfeito cavalheiro, e o sarcástico e perverso Derek, príncipe dos vampiros. Como manter o equilíbrio de forças tão importantes, tendo de lidar com sentimentos tão confusos?
A balança do destino é o primeiro livro da série The Balance, e trata-se de um singelo livro YA nacional de realismo fantástico. 
O livro nos foi cedido pela própria autora para que resenhássemos a obra de forma honesta.
Numa Nova Iorque contemporânea, conhecemos umas das protagonistas adolescentes mais patricinhas que eu já li num livro nacional, Angel. Dona de um carro rosa (risos), a garota esbanja uma essência de mimo, conforto e, de certa forma, pureza; talvez, tudo isso seja por conta de certas pendências na vida da personagem, mas vamos lá...
Através da inquietação de ser seguida, constantemente, por um homem estranho, Angel descobre mistérios super anormais sobre os seus patriarcas. Descobre que seu pai biológico é Lúcifer, o rei das Trevas, e sua linhagem materna descende de um importante Arcanjo, onde, por esse motivo, seus olhos carregam uma íris rosa-claro e a outra negra.
A partir disso, o cotidiano de Angel, agora titulada como princesa das Trevas, muda completamente, pois ela explora uma realidade fantástica cheia de anjos caídos, vampiros, trolls e seres celestiais que, talvez em sua mente, existisse somente nos livros ou em seus sonhos.
"Você é filha do Rei das Trevas ou do Submundo, que é como você chama, e ainda é filha de um anjo importante. É o equilíbrio de tudo. Com certeza você tem poderes e ainda é forte até mais do que eu - falou com respeito." (Página 70)
Como se não bastasse tantas surpresas, uma espécie de rótulo/jugo enraizou-se em Angel desde o sua formação e, por esse motivo, ela representa balança de equilíbrio entre o bem e o mal..
"Ah... e o foco da história é: eu sou a balança do equilíbrio entre o bem e o mal e, por isso, todos do mal querem me matar." (Página 73)
E, como instrumento de equilíbrio entre essas duas forças distintas, a personagem acaba se introduzindo, involuntariamente, nessa balança, fazendo com que tudo e todos girem em torno da sua posição, na história. Você se torna aquilo que você alimenta e qual será o lado que Angel mais alimentou, ou melhor, mais pesou na balança da sua vida? Para concluir o raciocínio, Sirius Black (personagem da série Harry Potter) dizia: "O mundo não se divide em pessoas boas e más. Todos temos Luz e Trevas dentro de nós. O que importa é o lado o qual decidimos agir. Isso é o que realmente somos".
O romance da história traz um traço de triângulo amoroso e descobertas de fases, como todo adolescente que está seguindo para a juventude.
A ação na trama é direta e fria, achei esse estilo bem engraçado em certas vezes; por exemplo, você conhece um personagem, aí você já acha que vai gostar muito dele, mas em páginas seguintes a autora o mata sem dó e piedade (detalhe: morte horrenda), aí você fica... (Risos). Todavia, o lado bom dessa ação fria e desse cenário de lutas e mortes, é que a protagonista amadurece muito rápido para poder "gerenciar" toda essa movimentação na história. E, sim, para mim é um lado bom, pois repudio personagens mimados. Perdoem-me. 
Sobre tudo, a história é muito boa e gostosa de se ler, sem contar que nos deixou com um gosto de quero mais ao abrir uma porta para a continuação de uma suposta Angel imponente em: a balança da vida, segundo livro da série. O livro físico foi muito bem feito. Linda arte de capa. Confortável diagramação. Tudo belo. Recomendo aos leitores que procuram um singelo livro Mature Young Adult* (jovem adulto maduro) nacional de realismo fantástico. Abraços.
*Mature Young Adult é uma categoria criada para histórias que têm protagonistas entre 16 ou 17 anos que estão iniciando sua vida adulta. Geralmente trazem temas polêmicos e de teor um pouco mais forte que os YA (Young Adult).


A balança do destino encontra-se por 29,90 no site da Saraiva, atualmente. Voem:
Página da autora no Facebook:
facebook.com/autorajoycefreitas

O lançamento do livro será nesta sexta-feira (17/02) às 19 horas, na Livraria da Vila, Shopping Pátio Higienópolis, São Paulo.


Um comentário:

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo